Saiba qual a diferença entre os Estilos de Arquiteturas para Residências moderno e tradicional. Aprenda a escolher o melhor para você

Ficar em dúvida sobre qual estilos entre as arquiteturas para residências é uma das sensações mais comuns na hora de escolher entre modernas ou tradicionais.

Então, para te ajudar nesta questão tão importante para a sua obra, vamos falar um pouco sobre cada um destes dois estilos.

Você sabe o que caracteriza os estilos de arquiteturas para residências modernas e tradicionais?

A fim de tirar suas dúvidas e te ajudar a perceber qual desses dois estilos mais combina com você e sua família preparamos então esse conteúdo. Veja só!

 

Arquitetura para residência moderna

O conceito moderno para arquitetura de residências surgiu no final do século IXX na Europa.

Os estilos modernos passaram então a ser popular no Brasil a partir do século XX e, até hoje, continuam influenciando diversas construções por todo país e mundo afora.

Este conceito de “moderno” refere-se a algo novo, recente.

As casas com formas geométricas bem definidas e uso exagerado de materiais como cimento e vidro marcam este estilo. Bem como formatos que remetam a algo inovador. Um bom exemplo são as casas que usam portões de blindex, formatos geométricos em seus telhados e etc.

São características dos estilos de arquiteturas para residências modernas:

  • A integração entre ambientes da casa, possibilitando a técnica de planta livre, que possibilita diversas formas de reorganização dos mobiliários e decorações, de modo então a formar estruturas independentes;
  • As janelas que não possuem interrupções em seu interior, chamadas de janelas em fita;
  • O uso e o abuso de terraços com jardins como ambientes de convivência, relaxamento e descontração da família; e
  • Utilização de pilares embutidos para ampliar os ambientes e deixar a visualização dos mesmos livres de paredes, denominados de pilotis.

Todo este conjunto de características dos estilos de arquiteturas para residências modernas entregam resultados incríveis!

São formas geométricas sempre muito bem marcadas, muito vidro, concreto e pedra.

 

Arquitetura para residência tradicional

Quando falamos sobre o estilo tradicional, podemos dizer que este é um estilo bem atemporal, ou seja, ele jamais sairá de moda.

Ele é portanto preferido entre aqueles que não querem inovar e nem ter uma casa fora de padrões.

Os estilos de arquiteturas para residências tradicionais são bastante procurados e por onde quer que passemos, sempre haverá residências nesse estilo.

Buscando uma referência a arquitetura clássica, os estilos tradicionais possuem muitas referências no renascentismo e neoclassicismo, arquiteturas romana e gregas.

Suas fachadas são então bem imponentes, com entradas simétricas, muitas vezes com a utilização de pórticos.

As colunas também sua vez neste estilo. Algumas mais trabalhadas outras mais simples, variando de acordo com cada projeto.

Seus telhados com águas também são uma marca registrada, muitas vezes realizado pela própria telha cerâmica (telha de barro).

 

Arquitetura moderna x arquitetura tradicional

Quando analisamos os estilos de arquitetura para residências tradicionais, logo percebemos então as fortes cores utilizadas, os telhadas inclinados.

Além da presença de várias paredes para divisões de ambientes e grande quantidade de objetos e móveis de decoração, dando um pouco a sensação de ambiente “abarrotado”.

Parando para comparar, os estilos de arquitetura para residência moderno já envolvem cores mais neutras, que não chamam tanto a atenção.

Seu espaço também é bem mais aberto, sem tanta presença de paredes dividindo os cômodos.

Outra grande característica que diferencia os estilos de arquiteturas para residência do tradicional par ao moderno é a decoração bem mais clean e a presença de terraços para ter aquele momento de relaxamento.

É por esses e outros tantos motivos que estes estilos de arquitetura para residência, tanto o moderno quanto o tradicional vem ganhando espaço entre a população que está construindo ou reformando, causando tantas dúvidas sobre qual estilo optar.

A vontade mesmo é fazer várias casas, cada uma com um estilo diferente, não é mesmo?

Contudo, é importante você escolher um arquiteto de confiança que poderá lhe ajudar nesta questão de estilos, entendo melhor seus gostos e necessidades.

Quem sabe até você consegue mesclar um pouco dos dois estilos, não é mesmo? afinal, na arquitetura quanto mais diferente, mais extraordinário é uma obra ou um projeto, já que é ela é responsável por dar vida a projetos únicos e inesquecíveis.

Voltar ao Blog